Começo esta matéria com uma linda frase do grande poeta da musica jamaicana Bob Marley.
Des de pequeno Convivo no meio musical, O Reggae fez e faz parte da trilha sonora da minha vida, Comecei a ouvir Reggae na casa da minha tia, graças ao meu tio que segue a cultura rasta a muito tempo e logo acabei sendo um grande seguidor também.
Não tem como falar de Reggae ou Cultura Rastafari Sem mencionar Bob Marley.
Bob Marley
Bob Marley, foi um cantor, compositor e guitarrista jamaicano, responsável por tornar o reggae conhecido mundialmente, mostrou ao mundo o quanto é importante a musica e a fé.
Bob é o cantor de Reggae mais polular todos os tempos, na verdade foi ele quem mostrou ao mundo o estilo reggae e ratafari.
Nascido em 6 de fevereiro de 1945, na cidade rural de Santa Ana, no norte da Jamaica filho de Cedella Booker, uma garota negra de apenas dezoito anos, e do Capitão Norval Marley, do Regimento Britânico das Índias Ocidentais, um inglês branco de 50 anos de idade que, devido a pressões de sua família na Inglaterra, apesar de ajudar financeiramente pouco conheceu o filho.
Leia mais sobra a vida de Bob Marley
Bob era adepto da cultura rastafari, ate hoje é seguida por milhoes de pessoas no mundo todo, não é dificio encontrar um rasta, no centro das grandes cidades encontramos com facilidade os rastas e dreadlocks.
O rastafarianismo, também conhecido como movimento rastafári ou Rastafar-I (rastafarai) é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Deus). Este termo advém de uma forma contraída de Jeová encontrada no salmo 68:4 na versão da Bíblia do Rei James, e faz parte da trindade sagrada o messias prometido. O termo rastafári tem sua origem em Ras ("príncipe" ou "cabeça") Tafari ("da paz") Makonnen, o nome de Hailê Selassiê antes de sua coroação.
Hailê Selassiê quando Imperador
Hailê Selassiê, imagens Santificadas.
Costumes rastafari
Dieta rastafári
Os rastafáris adotam 9 princípios e o 2º principio é: "Coma apenas I-tal", um termo Rasta que significa puro, natural ou limpo. Uma série de leis de dieta e de higiene foram formuladas para acompanhar a doutrina religiosa Rastafári. Um verdadeiro Rasta não poderia ingerir álcool, tabaco, mas usa a Cannabis (maconha ou ganja) de forma ritual.
São basicamente vegetarianos, dando uso escasso a alguns alimentos de origem animal, ainda assim proibindo o uso de carnes suínas de qualquer forma, peixes de concha, peixes sem escamas, caracóis e outros.
Maconha
Ganja e marijuana são algumas designações para a Cannabis, uma erva psicoativa milenar. Ela é usada pelos Rastas, não para diversão ou prazer, mas sim para limpeza e purificação em rituais controlados. Alguns Rastas escolhem não a usar. Muitos sustentam o seu uso através de Gênesis:29:
A Medicina
A tradição Rastafári rasta não permite o uso (especifico para a cura de alguma doença)de qualquer tipo de remédio que não seja natural(ervas medicinais, por exemplo). Outro costume rasta, voltado á medicina, é a não presença de hospitais, médicos, etc... A origem desses hábitos provem de Gênesis 1:29 , pois 'Jah' refere o uso de todo tipo de erva ou planta proveniente da face de toda a terra. Além disso, possuem a crença de que apenas 'Jah'(ou tudo que provém de sua grandeza, 'naturais') pode 'curar' um enfermo, e nenhum outro ser (médicos e etc) possui essa capacidade.
Dreadlock
O dreadlock é uma forma de se manter os cabelos que se tornou mundialmente famosa com o movimento rastafári, consiste em bolos cilíndricos de cabelo que aparentam "cordas" pendendo do topo da cabeça.
Ao contrário do que se pensa, os dreadlocks não nasceram com o movimento rastafári e com Bob Marley, o uso de dreads é tão antigo que se torna impossível datar corretamente quando começaram a ser utilizados
.
Mas o que se sabe é que povos que habitavam a região da Índia foram provavelmente os primeiros a se utilizar dos locks principalmente por uma questão de praticidade: os cabelos tornavam-se longos e era extremamente difícil corta-los, então, deixavam que se enrolassem e com o óleo natural do couro cabeludo torciam os cabelos para que conservasem uma forma cilíndrica, que diminuía o volume e tamanho do cabelo original.
"O reggae não é pra se ouvir é pra se sentir. Quem não o sente não o conhece." (Bob Marley)
eee gostei... ta de boa!!!!!
ResponderExcluir