Moda Masculina Brasileira - Por Victor Gerstner.


Quem esta acostumado a ler este site, não se surpreenda com a nova fase do site, a partir de hoje, postaremos eventualmente matérias falando de moda masculina                               (Nosso maior publico).
Confesso que não sou bom pra falar de moda, o pouco que sei de moda uso pra mim mesmo, por isso deixo a bola com o Jornalista de moda Victor Gerstner.

Victor Gerstner Jornalista de Moda & Consultoria de imagem.
O que é Alternativo ?
Definir o que se entende por alternativo sempre suscitou muita controvérsia. Para alguns, a publicação alternativa deveria partir de uma iniciativa independente, nunca financiada por qualquer órgão público; deveria ser uma contraposição ao que é convencional; Para outros, se caracteriza por apresentar uma posição ideológica contestadora ou revolucionária; poderia definir-se, também, pela forma de se transmitir a mensagem.

Moda Alternativa
Com toda certeza podemos afirmar que vivemos em um mundo do qual passa por inúmeras mudanças a cada dia, estas mudanças se espalham com uma enorme facilidade e rapidez pelo mundo, afetando de diversas maneiras cada parte dele. Essa rapidez faz com que a noticia de ontem, hoje não seja mais manchete, e a de hoje, se tornar velha em pouco tempo. Os fatos, as opiniões, o modo de agir perante uma situação, tudo muda, em uma grande velocidade.

Entretanto, algumas coisas estão estagnadas, ou seguindo passos evolutivos lentos. Na segunda opção está a moda masculina no Brasil se levarmos em conta a mesma, em proporção mundial. Em alguns países, principalmente europeus, homens já usam e abusam de acessórios para compor um look alternativo, alguns usam saias, masculinas logicamente, outros, até salto, o que precisa de muita coragem e principalmente sabedoria para usar, já que não fica bem em qualquer composição.


Em alguns países podemos encontrar grandes executivos com seus ternos ajustados, sapato Oxford, barra dobrada, gravata slim e borboleta, chapéu (que é uma pena não reinar por aqui), solas contrastantes, bolsas estilizadas... Enfim, nada do pretinho básico que nos, homens, somos “obrigados” a usar, para não chocar muito a sociedade.

Contudo, aos poucos – bem aos poucos - os homens brasileiros vêm quebrando alguns tabus, no que diz respeito a se vestir bem, principalmente depois da invenção do termo “metrossexual”, pois a moda que até então era tachada somente para mulheres e gays, passou a ser uma opção viável e interessante a homens, que a cada dia buscam uma aparência melhor.
 Aos poucos o machismo vem se diluindo e abrindo espaço a homens mais evoluídos, já não se consegue mais identificar a orientação sexual de um homem, simplesmente pelo modo que ele se veste (exceto no caso dos gay e lésbicas que optam pela androginia).



O problema é que ainda existem “primatas”, que não entendem o fato de estilo, não ter haver com orientação sexual, e com isso, os mais fracos de opinião ou com pouca coragem, não usam o que às vezes, até gostariam de usar, mais tem medo do que a sociedade pode dizer. Uma pena, pois temos excelentes estilistas, fazemos roupas maravilhosas, temos o dom de fazer o diferente, o especial, e mesmo assim, no geral, a nossa moda ainda anda a passos lentos, tendo muito que evoluir, já que a moda de verdade, está resumida a um grupo seleto e eletivo, pois a grande massa “não entra no jogo da moda”. 

A nós, fashionistas de plantão, cabe torcer que a moda ganhe mais espaço e respeito por aqui, moda é arte! Assim como, teatro, dança, artes plásticas e musica, que também não têm seu devido valor...
Dica:
Devemos lembrar também, que a moda masculina não é a mesma em relação à feminina, não cabe se guiar pelo que é tendência pra mulher, pois nem sempre (ou quase sempre) não é a mesma para o homem.
Abuse um pouco mais hoje, seja criativo, seja moda!

2 comentários:

  1. Engraçado que Negros e Rapazes sem cabelo, segundo vocês, não tem um estilo que mereça ser demonstrado?!

    Preconceito...

    ResponderExcluir
  2. Bom, na verdade nem é, Quando formulamos a matéria, procuramos imagem que relata-cem a proposta do que estava sendo escrito, confesso que tivemos grande dificuldade para encontrar imagens, peso desculpas se se sente incomodado com isso, prometo em breve escrever exclusivamente sobre moda negra. ATT/ Décio Fortunato e Equipe.

    ResponderExcluir