Moda Masculina Brasileira - Por Victor Gerstner.


Quem esta acostumado a ler este site, não se surpreenda com a nova fase do site, a partir de hoje, postaremos eventualmente matérias falando de moda masculina                               (Nosso maior publico).
Confesso que não sou bom pra falar de moda, o pouco que sei de moda uso pra mim mesmo, por isso deixo a bola com o Jornalista de moda Victor Gerstner.

Victor Gerstner Jornalista de Moda & Consultoria de imagem.
O que é Alternativo ?
Definir o que se entende por alternativo sempre suscitou muita controvérsia. Para alguns, a publicação alternativa deveria partir de uma iniciativa independente, nunca financiada por qualquer órgão público; deveria ser uma contraposição ao que é convencional; Para outros, se caracteriza por apresentar uma posição ideológica contestadora ou revolucionária; poderia definir-se, também, pela forma de se transmitir a mensagem.

Moda Alternativa
Com toda certeza podemos afirmar que vivemos em um mundo do qual passa por inúmeras mudanças a cada dia, estas mudanças se espalham com uma enorme facilidade e rapidez pelo mundo, afetando de diversas maneiras cada parte dele. Essa rapidez faz com que a noticia de ontem, hoje não seja mais manchete, e a de hoje, se tornar velha em pouco tempo. Os fatos, as opiniões, o modo de agir perante uma situação, tudo muda, em uma grande velocidade.

Entretanto, algumas coisas estão estagnadas, ou seguindo passos evolutivos lentos. Na segunda opção está a moda masculina no Brasil se levarmos em conta a mesma, em proporção mundial. Em alguns países, principalmente europeus, homens já usam e abusam de acessórios para compor um look alternativo, alguns usam saias, masculinas logicamente, outros, até salto, o que precisa de muita coragem e principalmente sabedoria para usar, já que não fica bem em qualquer composição.


Em alguns países podemos encontrar grandes executivos com seus ternos ajustados, sapato Oxford, barra dobrada, gravata slim e borboleta, chapéu (que é uma pena não reinar por aqui), solas contrastantes, bolsas estilizadas... Enfim, nada do pretinho básico que nos, homens, somos “obrigados” a usar, para não chocar muito a sociedade.

Contudo, aos poucos – bem aos poucos - os homens brasileiros vêm quebrando alguns tabus, no que diz respeito a se vestir bem, principalmente depois da invenção do termo “metrossexual”, pois a moda que até então era tachada somente para mulheres e gays, passou a ser uma opção viável e interessante a homens, que a cada dia buscam uma aparência melhor.
 Aos poucos o machismo vem se diluindo e abrindo espaço a homens mais evoluídos, já não se consegue mais identificar a orientação sexual de um homem, simplesmente pelo modo que ele se veste (exceto no caso dos gay e lésbicas que optam pela androginia).



O problema é que ainda existem “primatas”, que não entendem o fato de estilo, não ter haver com orientação sexual, e com isso, os mais fracos de opinião ou com pouca coragem, não usam o que às vezes, até gostariam de usar, mais tem medo do que a sociedade pode dizer. Uma pena, pois temos excelentes estilistas, fazemos roupas maravilhosas, temos o dom de fazer o diferente, o especial, e mesmo assim, no geral, a nossa moda ainda anda a passos lentos, tendo muito que evoluir, já que a moda de verdade, está resumida a um grupo seleto e eletivo, pois a grande massa “não entra no jogo da moda”. 

A nós, fashionistas de plantão, cabe torcer que a moda ganhe mais espaço e respeito por aqui, moda é arte! Assim como, teatro, dança, artes plásticas e musica, que também não têm seu devido valor...
Dica:
Devemos lembrar também, que a moda masculina não é a mesma em relação à feminina, não cabe se guiar pelo que é tendência pra mulher, pois nem sempre (ou quase sempre) não é a mesma para o homem.
Abuse um pouco mais hoje, seja criativo, seja moda!